quarta-feira, 31 de outubro de 2007

HALLOWEEN

História Resumida do Halloween:

O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.
Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.
Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostossuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.
História desenvolvida do Dia das Bruxas
A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contracção de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro. Tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween. Eles tinham uma religião chamada Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas.
Para os wiccas, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições. Desse princípio surgiram as duas grandes polaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida: o Princípio Feminino ou Grande Mãe e o Princípio Masculino ou deus Cornífero. Os wiccas acreditam que A Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de toda criação. É associada aos mistérios da Lua, da intuição, da noite, da escuridão e da receptividade. A Deusa se mostra com três faces: a Virgem, a Mãe e a Velha Sábia (relacionada à bruxa, na imaginação popular).
Da mesma maneira, acreditam que o deus Cornífero é o símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, trazendo para si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria.
Na wicca, o deus Cornífero nasce da Grande Mãe, cresce, se torna adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, fazem amor, a Deusa fica grávida, o deus Cornífero morre no Inverno e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da natureza.
Os wiccas dividiram o ano em 8 períodos, que começam nos seguintes dias:

Seq. Data Significado
1 02 de Fevereiro Dia da Marmota - honrava a Brigite, a deusa pagã da cura
2 21 de Março Equinócio da Primavera - Também chamado "Dia da Senhora", este é um tempo bom para mentalmente plantar sementes
3 01 de Maio Beltane - tempo de plantar, entre os bruxos
4 21 de Junho Solstício de Verão - É o tempo quando o rei Oak é trocado por deus Holly
5 31 de Julho a 02 de Agosto Festa da colheita - comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante
6 21 a 23 de Setembro Queda do Equinócio - O equinócio de outono, que também é chamado Mabon ou colheita familiar
7 31 de Outubro Samhain - Noite em que o Samhain voltava com os espíritos dos mortos (Noite de Todos os Santos). É a entrada do Ano Novo Celta
8 21 a 23 de Dezembro Natal - celebração do nascimento do rei Sol


O dia 31 de Outubro é o dia em que o mundo dos homens e o mundo dos espíritos estão mais próximos. Os espíritos procuram o fervor do fogo do Samhain e a comunhão com seus parentes vivos. É tempo de lembrar seus mortos. Vemos aqui, que a data de 01 de Novembro, para os católicos, não é mera coincidência, pois o "Dia de Todos os Santos", para os católicos, era no mês de Maio. Essa mudança aconteceu porque o Papa Gregório III, em 835, mudou a data de comemoração ao "Dia de Todos os Santos" para 01 de Novembro para apaziguar a situação nos territórios pagãos, recém-conquistados no noroeste da Europa, coincidindo com o "Dia de Samhain"
As colheitas deveriam ser feitas no Samhain, porque acreditavam que criaturas misteriosas, chamadas "Pooka", passavam a noite destruindo ou contaminando tudo o que sobrou nos campos. Para apaziguar esses espíritos malignos, eles acreditavam que era necessário deixar comida para eles (daí nasceu a expressão "Travessuras ou doces" ou "Trick ou treat"). Os aldeões, amedrontados, acendiam fogueiras, sacrificando animais ao deus sol. O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes gauleses. Hoje, as escolas americanas têm sido o grande canal divulgador dessa festa.
FORMAÇÃO CÍVICA - 8ºA - 11.45 - 12.30
Aula nº7
Sumário: Leitura do trabalho de pesquisa sobre temáticas relacionadas com Formação Cívica dos Aluno nº4 e 6.
A questão ambiental e o protocolo de Quioto. - Ana Sofia
A Eutanásia e a Distanásia - Beatriz Vilaranda
Discussão e Debate.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Aula de dia 23 de Outubro

Aula nº6
Sumário: Resumo da reunião de Projecto Curricular de Turma pelo DT e Delegado de turma.Leitura do trabalho de pesquisa sobre temáticas relacionadas com Formação Cívica do Aluno nº.5.
A situação actual em Myanmar, antiga Birmânia. – António Ramires

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Formação Cívica - Pena de Morte

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A pena capital é "injusta", "ineficaz" e atinge os "mais fracos"


A pena de morte "atinge sobretudo os mais fracos, sem recursos para se defenderem, muitas vezes oriundos de minorias étnicas".
Ao retrato traçado pela eurodeputada Hélène Flautre, o presidente em exercício da União Europeia (UE), José Sócrates, acrescentou que a pena de morte é "um instrumento punitivo que não só não é justo como também não é eficaz", já que pode dar origem a erros "irreparáveis". "Se mais razões não houvesse, só esta justificaria a sua abolição", considerou.


Sem ignorar o "papel central" dos deputados no quadro das relações com homólogos de todo o mundo, Hélène Flautre salientou, porém, que a UE tem a responsabilidade de apoiar "actores locais, regionais e nacionais" que combatem a pena de morte e, simultaneamente, de promover a abolição nas suas relações com países terceiros.
Questionado directamente sobre a possibilidade de a UE vir a aplicar sanções a países retencionistas, o ministro da Justiça portu
guês, Alberto Costa, defendeu que não se pode "lidar com todas as diferenças do mundo através de castigos" e disse acreditar na "conquista da mente" e na via da alteração de "sensibilidades", através de "gestos e mensagens políticas".
O comissário europeu Franco Frattini recordou, por seu turno, que a UE tem feito pressão regular, em casos individuais, sobre Estados que aplicam a pena de morte.
O coordenador do grupo de trabalho contra a pena de morte da Amnistia Internacional, Piers Bannister, falou de "duas vítimas [da pena de morte] esquecidas". Os funcionários públicos que executam as sentenças, "que, muitas vezes, sofrem de trauma", e as famílias dos executados.
Saudando os progressos recentes - "dois terços dos países aboliram a pena de morte nas últimas três décadas" -, Piers Bannister sublinhou que "nunca se poderá descansar".
Por exemplo, no continente africano, "apenas seis países realizaram execuções em 2006", mas, por outro lado, o recurso à pena capital tem aumentado na Ásia e no Médio Oriente. "Temos de nos concentrar" em determinados países e avaliar "como podemos chegar até à China, ao Irão, ao Iraque, à Arábia Saudita, onde não há sequer debate sobre o assunto", defendeu.
Em representação da alta-comissária para os Direitos Humanos da ONU, Maria Francisca Ize-Charrín sublinhou que, apesar de a pena de morte ainda não ser proibida na lei internacional, é cada vez mais tratada como "uma excepção ao direito fundamental à vida".

Frattini recordou que a UE tem feito pressão regular, em casos individuais, sobre Estados que aplicam a pena de morte .

post publicado por Sofia nº22

10.10.2007, no público

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Aula de dia 16 de Outubro de 2007

Aula nº5
Sumário: Apresentação pelos alunos nº24, 23 e 22 mais nº1 dos temas propostos por si como acontecimentos cívicos da semana.
A Alimentação
O Bullying
A violência doméstica
A pena de Morte

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Trabalho realizado pela Ana Patrícia nº3 para a aula de hoje


Terça-feira, 9 de Outubro de 2007

Formação Cívica - Exploração infantil

O trabalho infantil é um dos grandes problemas que envolvem a nossa Sociedade na actualidade. Toda a forma de trabalho exercida por crianças ou adolescentes é considerado trabalho infantil que, embora seja proibido pela lei e considerado um crime, é praticado por quase todo o mundo. Mas, afinal, porque é que as crianças trabalham? Muitos adultos defendem a exploração infantil, dizendo que é uma actividade disciplinadora, que prepara os jovens para a vida e que é uma forma de evitar a marginalidade. Mas, na verdade, a principal razão para as crianças trabalharem é a pobreza das suas famílias. Este problema é muito preocupante pois, quando a criança trabalha, não tem possibilidades de ir à escola nem de fazer outras actividades próprias para a sua idade, o que prejudica gravemente o seu desenvolvimento.Algumas das piores formas de trabalho infantil são: o trabalho escravo, a venda ou tráfico de menores, o uso de crianças em conflitos armados, a prostituição e a pornografia de menores, o tráfico de drogas e o trabalho em minas, canaviais, na metalurgia ou junto a fornos quentes (entre outros). Muitas vezes, as crianças não recebem pagamento por estes trabalhos e, quando recebem, é muito pouco.Em todo o mundo existem organizações de lutam contra o trabalho infantil. Porém, algumas delas ainda não se aperceberam de que, para as crianças não trabalharem, é preciso melhorar a qualidade de vida das populações pobres, onde todos tenham os mesmo direitos e, principalmente, os adultos tenham condições de sustentar as suas famílias.

Pesquisa feita em:
- http://br.geocities.com/exploracaoinfantil/index2
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil

Publicada por Patrícia em 17:36 em http://www.03-oitavo-a.blogspot.com/

Aula de Hoje

FORMAÇÃO CÍVICA - 8ºA - 11.45 - 12.30

Aula nº4

Sumário:
Leitura dos primeiros trabalhos de pesquisa sobre temáticas relacionadas com Formação Cívica.
Os maus hábitos de higiene e saúde e a problemática do consumo de tabaco e de estupefacientes por crianças e jovens.
Os problemas relaccionados com o "Ser Criança no Mundo de Hoje". Abusos, trabalho infantil, pobreza e a criança soldado nos conflitos bélicos dos nossos dias.
Debate.

Apresentação dos temas pelas alunas nº2 Alexandra e
nº3 Ana Patrícia

terça-feira, 2 de outubro de 2007

FORMAÇÃO CÍVICA - 8ºA - 11.45 - 12.30

Aula nº3

Sumário: Considerações acerca do que é Formação Cívica.Propostas de temas a abordar.Entrega de um livro para leitura - sobre alimentação.