História Resumida do Halloween:
O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.
Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.
Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostossuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.
História desenvolvida do Dia das Bruxas
A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contracção de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro. Tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween. Eles tinham uma religião chamada Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas.
Para os wiccas, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições. Desse princípio surgiram as duas grandes polaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida: o Princípio Feminino ou Grande Mãe e o Princípio Masculino ou deus Cornífero. Os wiccas acreditam que A Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de toda criação. É associada aos mistérios da Lua, da intuição, da noite, da escuridão e da receptividade. A Deusa se mostra com três faces: a Virgem, a Mãe e a Velha Sábia (relacionada à bruxa, na imaginação popular).
Da mesma maneira, acreditam que o deus Cornífero é o símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, trazendo para si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria.
Na wicca, o deus Cornífero nasce da Grande Mãe, cresce, se torna adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, fazem amor, a Deusa fica grávida, o deus Cornífero morre no Inverno e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da natureza.
Os wiccas dividiram o ano em 8 períodos, que começam nos seguintes dias:
Seq. Data Significado
1 02 de Fevereiro Dia da Marmota - honrava a Brigite, a deusa pagã da cura
2 21 de Março Equinócio da Primavera - Também chamado "Dia da Senhora", este é um tempo bom para mentalmente plantar sementes
3 01 de Maio Beltane - tempo de plantar, entre os bruxos
4 21 de Junho Solstício de Verão - É o tempo quando o rei Oak é trocado por deus Holly
5 31 de Julho a 02 de Agosto Festa da colheita - comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante
6 21 a 23 de Setembro Queda do Equinócio - O equinócio de outono, que também é chamado Mabon ou colheita familiar
7 31 de Outubro Samhain - Noite em que o Samhain voltava com os espíritos dos mortos (Noite de Todos os Santos). É a entrada do Ano Novo Celta
8 21 a 23 de Dezembro Natal - celebração do nascimento do rei Sol
O dia 31 de Outubro é o dia em que o mundo dos homens e o mundo dos espíritos estão mais próximos. Os espíritos procuram o fervor do fogo do Samhain e a comunhão com seus parentes vivos. É tempo de lembrar seus mortos. Vemos aqui, que a data de 01 de Novembro, para os católicos, não é mera coincidência, pois o "Dia de Todos os Santos", para os católicos, era no mês de Maio. Essa mudança aconteceu porque o Papa Gregório III, em 835, mudou a data de comemoração ao "Dia de Todos os Santos" para 01 de Novembro para apaziguar a situação nos territórios pagãos, recém-conquistados no noroeste da Europa, coincidindo com o "Dia de Samhain"
As colheitas deveriam ser feitas no Samhain, porque acreditavam que criaturas misteriosas, chamadas "Pooka", passavam a noite destruindo ou contaminando tudo o que sobrou nos campos. Para apaziguar esses espíritos malignos, eles acreditavam que era necessário deixar comida para eles (daí nasceu a expressão "Travessuras ou doces" ou "Trick ou treat"). Os aldeões, amedrontados, acendiam fogueiras, sacrificando animais ao deus sol. O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes gauleses. Hoje, as escolas americanas têm sido o grande canal divulgador dessa festa.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário